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Do caos ao controle: como reestruturar seu processo comercial e alcançar o sucesso

No mundo acelerado do mercado atual, empresas estão constantemente buscando maneiras de otimizar seus processos comerciais para alcançar o sucesso desejado. No entanto, nem todos sabem como fazer isso.


Se este é o seu caso, você está no lugar certo. Neste artigo, exploraremos estratégias eficazes para que você possa compreender todas as etapas necessárias para melhorar a experiência do cliente e, assim, maximizar o nível de faturamento.


Como reestruturar o Processo Comercial de uma empresa?


Fluxo e etapas do processo comercial.

O primeiro passo para reestruturar o Processo Comercial é definir o objetivo específico da empresa: o objetivo dela é crescer? É aumentar o faturamento? É melhorar a relação com o cliente ou a qualidade do produto? Estabelecer metas claras ajudará a empresa a se concentrar no que é necessário para atingir os objetivos!


Quer conhecer algumas Técnicas Comerciais para alavancar suas vendas? Acesse nosso artigo completo aqui!


Depois de definir os objetivos, é hora de analisar o Processo Comercial para entender o que precisa ser melhorado. Um bom começo é reunir todas as partes interessadas e obter sua opinião sobre o que poderia ser feito melhor. Depois disso, é necessário criar um plano de reestruturação e executá-lo. Ele deve incluir uma lista clara e detalhada de etapas, como por exemplo:


1. Diagnóstico do “caos”

Antes de iniciar qualquer transformação, é essencial entender onde estão os pontos problemáticos do seu processo comercial atual. Identifique gargalos, ineficiências e áreas que precisam de melhoria. Isso pode incluir desde a prospecção até o fechamento das vendas. Um diagnóstico preciso fornecerá insights valiosos para o próximo passo.


2. Definição de uma abordagem estratégica

Agora que você entende as fraquezas do seu processo, é hora de definir uma abordagem estratégica clara. Pergunte a si mesmo: “como eu posso melhorar a jornada do cliente?” ou “quais táticas de vendas são mais eficazes para o seu público-alvo?”. Isso pode envolver a implementação de um sistema CRM, a segmentação de clientes ou até mesmo a automatização de certas tarefas.


3. Capacitação da equipe

Uma reestruturação bem-sucedida depende das pessoas por trás do processo. Invista no treinamento e na capacitação da sua equipe de vendas. Isso não apenas aprimora as habilidades individuais, mas também garante que todos estejam no mesmo nível de entendimento em relação à nova abordagem.


Essa capacitação pode ser realizada por meio de uma mentoria, como a SALESUP, que oferece 30 dias de acompanhamento exclusivo e individual sobre o Setor Comercial, de ponta a ponta, com conteúdo sobre:


  • Prospecção e qualificação de leads;

  • Propostas e posicionamento;

  • Técnica de abordagem;

  • Metodologia e script de venda;

  • Técnica de negociação e fechamento;

  • Ferramentas e processos comerciais.


Dessa forma, além de aprender a quebrar objeções e vender muito mais, a empresa alcança uma bagagem cheia de dicas, insights e técnicas para definir o ICP dos clientes que quer atender; prospectar novos clientes com maior eficiência e em diversas frentes; elaborar propostas que convertem mais; entre tantas outras técnicas.


Para se ter noção, desde que essa metodologia foi implementada aqui na Agência Wolfi, em menos de um ano e meio houve um aumento de 112,5% no Ticket Médio!


4. Integração de tecnologia

No cenário atual, a tecnologia desempenha um papel fundamental no processo comercial. Explore ferramentas de Automação de Marketing e Vendas que possam simplificar tarefas repetitivas e liberar tempo para atividades mais estratégicas, como a criação de sequências personalizadas de emails e mensagens para engajar seu público de maneira consistente. Isso não apenas economiza tempo, mas também mantém seus leads aquecidos até que estejam prontos para tomar uma decisão de compra.


5. Mensuração de métricas e ajustes

Uma vez implementadas as mudanças, o trabalho não para por aí. Estabeleça métricas claras para acompanhar o desempenho do novo processo. Use dados para avaliar o impacto das mudanças e faça ajustes conforme necessário. A agilidade é a chave para manter o controle e aprimorar continuamente suas estratégias.



Mensuração de métricas do comercial.

Ao reestruturar seu Processo Comercial, a coleta e análise de dados tornam-se seus melhores amigos. Defina métricas claras, como taxas de conversão, tempo médio de resposta e retorno sobre o investimento (ROI), e monitore-os de perto. Com base nos insights, você pode identificar rapidamente o que está funcionando e o que precisa de ajustes.


Ao seguir as etapas citadas anteriormente, você estará no caminho certo para alcançar o sucesso que deseja para sua empresa. Lembre-se de que tanto a Wolfi quanto a SALESUP estão aqui para oferecer suporte em sua jornada em meio ao cenário competitivo do Marketing Digital. Então, fale conosco e comece uma reestruturação agora mesmo!


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